terça-feira, 10 de abril de 2012

WWF cria página na internet com dados sobre Unidades de Conservação

A WWF-Brasil com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade lançou o Observatório de Unidades de Conservação. Trata-se de uma página na internet com as principais características de algumas unidades de conservação (UCs) brasileiras.

O novo espaço virtual traz dados como o tamanho das UCs, espécies que habitam o local, biomas, mapas, fotos, principais ameaças, legislação, além de informações sobre outros sistemas oficiais, como o monitoramento de chuvas ou o Cadastro de Conservação, mantido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na página é possível ainda organizar informações por estado; categoria (parque nacional, reserva extrativista ou floresta estadual, por exemplo); esfera (federal ou estadual) e grupo (proteção integral ou uso sustentável). O Observatório de Unidades de Conservação pode ser consultado no endereço http://observatorio.wwf.org.br.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Incentivo à reciclagem

A rede atacadista Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, firmou recentemente uma parceria com a concessionária de energia Ampla para ampliar o projeto de coleta seletiva Ecoampla, que permite que materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidro, metais (com exceção de cobre)sejam descartados corretamente.

Os clientes da Ampla que participarem do projeto receberão descontos na conta de luz. O piloto foi implantado no Alcântara, São Gonçalo, no Grande Rio. A iniciativa não só contribui com o meio ambiente, como ajuda na geração de renda, com a destinação dos materiais para a indústria da reciclagem. A meta é estender a parceria, até o fim do ano, a outras lojas Assai localizadas em cidades do Rio de Janeiro onde a distribuidora de energia atua.

Desde o início do Ecoampla, em maio de 2008, foram arrecadadas mais de 100 mil toneladas de materiais recicláveis. Ao todo, R$350 mil foram revertidos em bônus para mais de 60 mil clientes. Além do parceria com a Assai, a Ampla mantêm 10 postos de coleta em municípios de sua área de concessão

Para participar, o cliente precisa levar seus materiais recicláveis até o posto de coleta localizado na entrada do estacionamento da loja, juntamente com o número de cliente, indicado na conta de luz, e se cadastrar. Os resíduos são pesados e os dados, inseridos no sistema. Um boleto é emitido, informando peso e valor das trocas. Este valor em reais é computado e repassado ao cliente como desconto na conta de luz do mês seguinte.

A loja Assaí do Alcântara fica na Rua Alfredo Backer,605. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos das 8h às 18h.

domingo, 1 de abril de 2012

Em defesa do Mutum-de-alagoas

Pesquisa realizada por biólogos, organizações não-governamentais, criadores e usineiros pode levar de volta ao Nordeste o Mutum-de-alagoas, ave considerada extinta na natureza. De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Mercival Roberto Francisco do Departamento de Ciências Ambientais (DCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o estudo já comprovou a existência de Mutuns-de-alagoas (Pauxi mitu) puros-sangue, ou seja, animais com o DNA genuíno dos antepassados. A descoberta permitirá o cruzamento de indivíduos para perpetuação da espécie.

Uma das aves mais raras do mundo, o Mutum-de-alagoas não é encontrado atualmente em estado silvestre. Além da pesquisa, foi criado o “Comitê para Recuperação e Manejo do Mutum-de-alagoas Mitu mitu”, cujo objetivo principal é gerar informações e ações para reverter a situação vivida pela espécie no momento: o risco da extinção completa.