quarta-feira, 23 de maio de 2012
Comunidades sustentáveis
O projeto Rio Cidade Sustentável, organizado em pareceira pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Prefeitura do Rio e o governo do Estado, terá o seu piloto nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, na Zona Sul do Rio.
Por meio do projeto, as duas comunidade receberão ações voltadas para a habitação sustentável; infraestrutura urbana verde; agricultura urbana orgânica; turismo comunitário; sustentabilidade nos lares e nas escolas; gestão comunitária de resíduos sólidos e desenvolvimento de empreendedores locais. A construtora e incorporadora Even é a responsável por implantar o processo de melhoria habitacional sustentável nas comunidades. Mais de 20 casas serão reformadas. A mão de obra é dos próprios moradores, que foram capacitados para trabalhar como pedreiros, serralheiros, bombeiro hidráulicos e eletricistas pela ong Como se faz, em parceria com a Votorantim, e por colaboradores voluntários da Even.
Entre as melhorias previstas para os imóveis, estão reforma nas instalações hidráulicas, para racionar o uso da água; a regularização e impermeabilização de lajes, para reduzir infiltrações; aquecimento solar e reforma nas instalações elétricas, para eficiência energética; recuperação de reboco; pintura externa e interna e revestimento cerâmico, para reduzir a infiltração e conforto térmico, além de instalação de esquadrias, para melhorar a circulação de ar. O material da obra será adquirido pelo próprio morador com recursos próprios ou por meio de financiamento do Bradesco - a Linha de Crédito João de Barro, criada para atender o projeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário