sábado, 14 de setembro de 2013
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Amanhã, a partir das 10h, a Praia da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe uma competição de stand up paddle, com pranchas feitas de garrafas PET coladas à mão. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias coordenado pela ONG americana The Ocean Conservancy e que aqui tem o apoio da Coca-Cola Brasil. Para participar, basta fazer a inscrição no local.
O vencedor ganhará uma bicicleta também confeccionada com PET. Durante a competição, haverá coleta de lixo na areia feita por voluntários e em seguida uma aula de educação ambiental conduzida pelo professor e mergulhador Edmar Bastos. No mundo, 125 países mobilizam cerca de 40 milhões de pessoas em prol da ação.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores eventos de voluntariado do mundo. Apoiado pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes desde 1994, o evento ocorrerá em dezenas de cidades brasileiras como parte das iniciativas do programa Coletivo Reciclagem, do Instituto Coca-Cola Brasil. A expectativa é de que 30 mil voluntários participem da ação em todo o país, colaborando para a limpeza dos rios, lagoas e praias. Na cidade do Rio, postos de coleta de lixo serão instalados nas praias da Urca e da Barra da Tijuca. Haverá ainda postos nos municípios de Quissamã, Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Cabo Frio, Maricá e Saquarema.
O Projeto Prancha Ecológica, voltado para a confecção de pranchas com garrafas PET, foi idealizado pelo surfista brasileiro Jairo Lumertz com o objetivo de promover o esporte e a consciência ambiental entre crianças e adolescentes. A ideia surgiu durante a estada de Lumertz no Havaí, em 2007, e se concretizou tempos depois no Brasil. Além de ajudar o meio ambiente, a prancha ecológica abre um caminho para levar o surfe a pessoas de baixa renda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário