Um equipamento desenvolvido pela Ampla vai ajudar as famílias a diminuirem os gastos com energia elétrica na hora do banho. Batizado de trocador de calor, o sistema é instalado junto a um chuveiro elétrico com potência menor que os convencionais. De acordo com a empresa, o equipamento reduz a potência exigida do chuveiro elétrico no aquecimento da água e gera uma economia de 15% a 20%.
A empresa investiu aproximadamente R$ 24,5 mil na nova tecnologia. Até o momento, 124 trocadores de calor foram instalados em 59 instituições de assistência social localizadas em quatro municípios: Duque de Caxias, São Gonçalo, Itaboraí e Magé, beneficando cerca de 4.600 pessoas.
O trocador de calor é, na verdade, uma serpentina disposta no chão do box do banheiro, como um tapete. A água fria, vinda da rua, é preaquecida numa plataforma e, em seguida, é levada até o chuveiro que, por receber a água com uma temperatura mais elevada, consumirá menos energia. As resistências dos chuveiros elétricos convencionais variam de 4.400 a 6.600Watts (W), enquanto que as dos chuveiros com trocadores são de 3.000W.
Entenda como funciona o trocador:
1- A água da rede, antes de ir para o chuveiro, passa pelo trocador de calor, inicialmente à temperatura ambiente;
2- A água sai do trocador e vai para o chuveiro elétrico, onde é aquecida para o banho;
3- A água do banho (quente) fluirá em corrente cruzada com a água fria que passa dentro do trocador de calor, aquecendo-a;
4- Assim, a água da rede é pré-aquecida no trocador de calor, exigindo uma menor potência do chuveiro para aumentar sua temperatura até o valor desejado para o banho.
Um comentário:
que empresa é essa ampla?
Postar um comentário