quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto de lei que obrigar reciclagem de vidros automitivos

Foi enviado ontem ao Senado Federal o projeto de lei 477/2009 que obriga empresas que vendem e instalam vidros automotivos em todo o Brasil a darem a destinação final correta a resíduos.

Proposta pelo Instituto Autuglass Socioambiental de Educação - braço social da Autoglass, empresa brasileira especializada na gestão de serviços de vidros automotivos - o projeto foi encaminhado ao senado pelo senador Gerson Camata (PMDB/ES).

Ao justificar a proposta, Camata citou uma pesquisa realizada pelo instituto que mostra que do total de 1,5 milhão de para-brisas quebrados no Brasil anualmente, apenas 5% são reciclados. Isso ocorre porque ao contrário dos vidros comuns, a reciclagem de para-brisas, devido a composição com material plástico, necessita de tecnologia específica.

No Espírito Santo, onde está localizada a sede do Instituto Autoglass, a reciclagem de vidros automotivos está prevista na lei estadual 9.013, de 10 de novembro de 2008.

Se o projeto for aprovado, as empresas ligadas ao setor terão 120 dias para se adaptar à legislação. A proposta estabelece ainda que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, no âmbito de suas competências, podem conceder incentivos fiscais, financeiros ou creditícios, respeitadas as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal, para as indústrias e entidades dedicadas à reutilização e ao tratamento de vidros automotivos.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Das lixeiras para os supermercados

A Terracycle é uma grande fabricante de bolsas, sacolas, mochilas, pipas, carteiras e cortinas. Mas o diferencial da empresa norte-americana é que a matéria-prima para a sua produção vem do lixo recolhido, diariamente, em igrejas, escolas e cooperativas de catadores. Já são mais de 50 itens produzidos a partir de embalagens e outros materiais encontrados nas lixeiras.

Os produtos, que podem ser conhecidos no site da empresa, estão à venda em grandes varejistas, entre eles a rede Wall-Mart.

Rio terá programa para incentivar uso responsável de sacolas plásticas

A cidade do Rio foi uma das capitais brasileiras escolhidas para receber, no ano que vem, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. Os objetivos do programa são incentivar que o comércio utilize sacolinhas produzidas dentro da Norma Técnica ABNT 14.937 e conscientizar a população sobre o uso e o descarte responsáveis das bolsas plásticas.

Fruto de uma parceria iniciada em 2008 entre a indústria do plástico e o varejo, o programa já apresenta índice de redução bastante significativo no consumo de sacolas plásticas. Em 2007, foram usadas 17,9 bilhões de unidades e, em 2008, esse número caiu para 16,4 bilhões. A estimativa para este ano é de que o consumo seja de 15 milhões de sacolas, o equivalente a uma redução de 15% no período. O programa já foi implantado em São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Goiânia.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mais saúde na mesa das crianças

No site www.emporiodapapinha.com.br as mamães podem encontrar várias dicas sobre alimentação dos bebês além de opções de papinhas orgânicas. Preaparado com frutas, legumes, verduras e carnes sem agratóxicos, conservantes químicos, modificações genéticas ou aromas artificiais, esse tipo de alimento é indicado para crianças de 4 meses a 3 anos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Abras cria certificação para produção bovina responsável

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lança hoje o "Programa de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina". A nova certificação será concedida a supermercados que garantirem vender produtos originários de fazendas do território nacional compromissadas com o atendimento à legislação e com o fim do desmatamento.

As características e o funcionamento do Programa de Certificação serão apresentadas durante a cerimônia de lançamento, que contará com a presença do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e de outras autoridades.

A iniciativa da Abras tem o apoio das principais redes de supermercados e dos principais frigoríficos do país. Durante o evento, representantes das empresas assinarão o termo de adesão ao Programa. Serão também anunciados acordos de cooperação entre a Abras, ministérios e órgãos de governo em prol do novo Programa de Certificação.

O lançamento começa às 13h30m, na sede da Abras, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima 2872, Alto da Lapa, São Paulo.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Novidade no mercado dos "ecologicamente corretos"

Chega ao mercado este mês a luminária Viva Oggi, uma peça que além de iluninar, climatiza os ambientes. Desenvolvido pelo engenheiro e artista plástico Cláudio Callia, o produto é fabricado em plásticos recicláveis, além de vir em uma embalagem reaproveitável que se transforma em outras duas caixas, ótimas para guardar trecos.

Fixo a uma bandeja, o Viva Oggi oferece duas opções de iluminação e três velocidades de ventilação, acionadas por teclas que emitem sinais sonoros, ideais para deficientes visuais. Um terceiro botão, de função rápida, permite acender quatro de um total de oito lâmpadas frias de 15 watts e acionar o ventilador após dois segundos, com timer para desligamento opcional de 30, 60 e 120 minutos.

Fabricado pela Viva Vento - marca brasileira de ventiladores de parede - e a Transoni Indústria de Componentes, o produto estará à venda nas principais redes varejistas do País, com preço sugerido de R$ 450. Outras informações no site da Viva Vento.

Mudanças climáticas serão discutidas na TV Alerj segunda-feira

Na próxima segunda-feira, às 22h, estréia na TV Alerj o programa do Fórum de Desenvovlmento do estado do Rio. Com o tema "mudanças climáticas", o programa terá como entrevistados o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc; o presidente da Assembléia Legislativa e do Fórum, deputado estadual Jorge Picciani (PMDB); o presidente do Brasil Pnuma, Haroldo Matos de Lemos e o vice-presidente da Firjan, Mário ramos.


Uma das questões que serão levadas ao ar é como a pecuária pode se tornar uma atividade ecologicamente correta. O programa será reprisado no sábado, às 17h, e no domingo, às 20h. A TV Alerj pode ser sintonizada no canal 12 da Net ou apontando a antena parabólica para o satélite Brasilsat B4.

Pesquisadores buscam ações para evitar desaparecimento da onça pintada



O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reuniu 35 pesquisadores em Atibaia, São Paulo, para discutir medidas que ajudem a reverter o crescente quadro de redução da onça pintada no país.

Os estudiosos já definiram 50 ações emergenciais para preservar a espécie que vão desde a adoção de políticas públicas até o combate à caça. Segundo os pesquisadores, a caça aliada aos conflitos dos predadores com atividades humanas e à fragmentação de habitats naturais são as causas mais sérias para o desaparecimento do mamífero.

A onça pintada é considerada "ameaçada" na Mata Atlântica; "vulnerável" no Cerrado e "criticamente ameaçada" na Caatinga. A melhor situação do animal está no Pantanal e em pontos da Amazônia.

Os pesquisadores fizeram ainda estatísticas sobre as populações de onças no país, o que pode ajudar nos esforços para salvar a espécie onde ela tem maior risco de desaparecer em curto e médio prazos. O Nordeste abriga menos de 250 desses animais e pode ter a espécie extinta em 60 anos. Uma solução para mudar essa tendência preocupante é criar novas unidades de conservação e corredores unindo as já existentes, ligando assim as populações isoladas.

Em meados de 2010, o governo federal promete publicar uma plano nacional para a conservação da onça pintada, levando em conta todos esses aspectos.