sábado, 15 de maio de 2010

Dinheiro perdido no lixo

Falta de reciclagem leva Brasil a perder R$ 8 milhões por ano

Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado ontem no Ministério do Meio Ambiente revela que o Brasil perde R$ 8 bilhões por ano quando deixa de reciclar todo resíduo reciclável encaminhado para aterros e lixões.

O estudo que recebeu o título de "Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos para Gestão de Resíduos Sólidos" traz a estimativa dos benefícios econômicos e ambientais da reciclagem e propõe instrumentos como pagamento por produtividade e acréscimos compensatórios graduados, a fim de aumentar a renda dos catadores, e crédito cooperativo para aumentar a organização e formalização das cooperativas.

A partir dos dados da pesquisa, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, instituiu um grupo de trabalho entre o Ipea e os Ministérios para avançar na reestruturação do primeiro Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos associado à coleta de lixo e ao cooperativismo dos catadores.

O grupo tem 45 dias para definir como será a operacionalização do programa, propor fontes de recursos e forma de repasse.

De acordo com o diretor de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério, o programa tem ainda o objetivo de incentivar a reciclagem no País, onde apenas 12% dos resíduos sólidos urbanos e industriais são reciclados e somente 14% da população brasileira são atendidas pela coleta seletiva.

Clique para conhecer o relatório na íntegra

Nenhum comentário: