terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os micos-leões-dourados estão de volta

Ótima notícia para a fauna brasileira: levantamento realizado por pesquisadores mostra que o número de micos-leões-dourados aumentou oito vezes no Brasil. Em contagem recente, foram encontrados 1.700 exemplares da espécie nas matas do Rio de Janeiro, habitat natural desses animais. Há aproximadamente 20 anos, a população de micos-leões-dourados não passava de 200 indivíduos. Eles ocupavam os 2% de remanescentes da Mata Atlântica no litoral fluminense, o que levou a União Internacional pela Conservação da Natureza a considerar a espécie como “criticamente ameaçada de extinção”. Em 2003, a área passou a contar com cerca de mil exemplares, o que mudou a classificação para “espécie ameaçada”. O espaço verde para o desenvolvimento dos micos também foi ampliado. Hoje, existem quase 10 mil hectares de floresta da Mata Atlântica com condições adequadas para os micos-leões-dourados. O resgate da espécie aconteceu graças a um programa de restauração incentivado e coordenado pela Associação Mico-Leão-Dourado, que estabeleceu um acordo com moradores e proprietários de terras em locais onde há presença do animal. Após conversa com a associação, os habitantes das regiões deixaram de desmatar a área e transformaram suas terras em Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPNs).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cristo cor de rosa

O Cristo Redentor será iluminado de rosa a partir de amanhã. A novidade é uma iniciativa da Osram, multinacional alemã especializada em iluminação, para lembrar o movimento mundial de prevenção ao câncer de mama denominado Outubro Rosa. Para colorir o Cristo é utilizado um sistema de iluminação em LED com 260 projetores e Lighting Control Engine - controle preciso e individual de cor e intensidade e acesso remoto por meio de dispositivo eletrônico ou via web. Desde 2011, quando a luminotêcnica que permite o uso de cores no Cristo foi instalada, o consumo de energia do monumento que antes era semelhante a 40 chuveiros elétricos residênciais passou para o equivalente a menos de dois desses aparelhos. A economia é de aproximadamente R$30 mil.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SOS Mata Atlântica lança Plataforma Ambiental 2012

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou esta semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Plataforma Ambiental 2012. O documento apresenta os principais pontos da agenda socioambiental que precisam ser discutidos, respondidos e solucionados pelos dirigentes do país. Elaborada com a parceria da Frente Parlamentar Ambientalista e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), a Plataforma Ambiental serve para ajudar o eleitor a avaliar e cobrar propostas ambientais de seus candidatos. Além disso, o documento poderá ser usado pelos candidatos a prefeito e vereador desta eleição para elaborar seus Planos de Governo. A plataforma está disponível no site www.sosma.org.br.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Paraty EcoFashion

De 14 a 16 de setembro acontece em Paraty, a segunda edição do Paraty EcoFashion - evento de moda com foco na sustentabilidade. Idealizado e promovido pelo Instituto Colibri com o objetivo de unir as comunidades periféricas da região, artistas plásticos e instituições do setor, o Paraty EcoFashion conta com exposições, palestras, oficinas e workshops. Na edição deste ano, o design sustentável será apresentado também nas áreas de Arte e Decoração. Com o Paraty EcoFashion, as comunidades envolvidas ganharam mais liberdade para utilizar seus conhecimentos sobre materiais e técnicas tradicionais de baixo impacto ambiental nas produções de objetos. Entre os participantes estão o Instituto Zuzu Angel, o tecelão e designer de artesanato Renato Imbroisi, a artista têxtil Sandra Thaumaturgo e o artista plástico paratiense Lúcio Cruz. O programa de exposições é bastante variado. Na Casa da Cultura, haverá uma mostra com foco em Moda e Design, reunindo projetos de 13 equipes de diversas faculdades da área, com curadoria do Instituto Rio Moda. Já na tenda da Feira Criativa, no Centro Histórico, além de exposição, haverá venda de produtos sustentáveis. Trabalhos que compõem o projeto Raízes de Paraty estarão expostos na Casa Sesc. Outras informações e a programação completa estão disponíveis no site paratyecofashion.com.br e facebook.com/paratyecofashion.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Veículos mais limpos

Os carros fabricados no Brasil devem ficar menos poluentes até 2017. Está em elaboração pelo governo federal um decreto para obrigar as montadoras de automóveis instaladas no país a adotarem metas de eficiência energética e a reduzirem cerca de um quarto das emissões de gás carbônico (CO2) pelos veículos. A medida faz parte do regime automotivo 2013-2017 - o Inovar-Auto. O decreto prevê uma redução de 24% das emissões. Hoje, os carros saem das montadoras brasileiras emitindo, em média, 171 gramas de CO2 por quilômetro rodado, a nova legislação prevê que esse índice passe para 130 gramas em 2017. Contudo, há estudos do governo que mostram que no país já há tecnologia disponível para atingir esse objetivo pelo menos um ano antes do prazo previsto. Ao entrar em vigor, o decereto permitirá que os carros fabricados no Brasil sejam tão ou mais eficientes que os veículos produzidos nos Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Japão, além de ajudar o consumidor a reduzir gastos com combustíveis. A norma, que estabelece metas específicas por tipo de veículo, ainda será analisada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior antes de ser submetida à presidenta Dilma Rousseff.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Praias sustentáveis

Uma bela notícia no Dia Mundial do Meio Ambiente. O Brasil está mais uma vez na disputa por uma vaga no ranking de praias certificadas do mundo. Segundo divulgou o Ministério do Turismo na tarde de hoje, seis praias e marinas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão sendo avaliadas para receber ou renovar a certificação internacional do Programa Bandeira Azul, iniciativa que conta com a participação de 46 países. Em São Paulo, a praia do Tombo, no Guarujá, que consquistou a bandeira azul no ano passado, quer renovar a certificação. Já no Rio de Janeiro, as candidatas são a Prainha e a praia de Itaúna, em Saquarema. Entre as marinas, todas as de Angra dos Reis estão na disputa. A de Costabella busca a renovação e a de Verolme e a de Piratas querem a inclusão no rol de 3.849 praias e marinas certificadas do mundo. De acordo com a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, do Instituto Ambiental Ratones, a ação visa elevar o grau de conscientização da sociedade para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro. São estabelecidos 29 critérios para a concessão do selo socioambiental: educação e informação ambiental; qualidade da água de banho; gestão ambiental; segurança e serviços. Os resultados das avaliações nas praias e marinas nacionais serão divulgados em novembro. O Programa Bandeira Azul é desenvolvido pela ONG Internacional Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e tem o Ministério do Turismo como integrante do júri nacional.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Aproveite o Dia Mundial do Meio Ambiente e tome uma atitude sustentável: recicle, economize água, preserve o verde. "É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve". Victor Hugo

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Para refletir

Hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco. Dados do Ministério da Saúde mostram que 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil em consequência do tabagismo.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Política Nacional de Resíduos Sólidos é tema de oficina

Com o objetivo de discutir aspectos e metas estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); impactos e ganhos sociais e ambientais, e como governo, empresas e sociedade estão preparados para suas novas atribuições, a Rede Mobilizadores COEP realiza, de 28 de maio a 1º de junho, a a oficina on-line Lixo, Reciclagem, Reaproveitamento e Clima. Aprovada em agosto de 2010, a PNRS é um marco regulatório no país na área de resíduos sólidos. A oficina terá como facilitador o arquiteto urbanista Carlos Henrique de Oliveira, consultor do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Instituto Pólis). Para participar, basta se cadastrar no site da Rede Mobilizadores. Outras informações pelo telefone (21) 2528.3352.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comunidades sustentáveis

O projeto Rio Cidade Sustentável, organizado em pareceira pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Prefeitura do Rio e o governo do Estado, terá o seu piloto nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, na Zona Sul do Rio. Por meio do projeto, as duas comunidade receberão ações voltadas para a habitação sustentável; infraestrutura urbana verde; agricultura urbana orgânica; turismo comunitário; sustentabilidade nos lares e nas escolas; gestão comunitária de resíduos sólidos e desenvolvimento de empreendedores locais. A construtora e incorporadora Even é a responsável por implantar o processo de melhoria habitacional sustentável nas comunidades. Mais de 20 casas serão reformadas. A mão de obra é dos próprios moradores, que foram capacitados para trabalhar como pedreiros, serralheiros, bombeiro hidráulicos e eletricistas pela ong Como se faz, em parceria com a Votorantim, e por colaboradores voluntários da Even. Entre as melhorias previstas para os imóveis, estão reforma nas instalações hidráulicas, para racionar o uso da água; a regularização e impermeabilização de lajes, para reduzir infiltrações; aquecimento solar e reforma nas instalações elétricas, para eficiência energética; recuperação de reboco; pintura externa e interna e revestimento cerâmico, para reduzir a infiltração e conforto térmico, além de instalação de esquadrias, para melhorar a circulação de ar. O material da obra será adquirido pelo próprio morador com recursos próprios ou por meio de financiamento do Bradesco - a Linha de Crédito João de Barro, criada para atender o projeto.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

No caminho certo

Uma boa dica para quem quer dar o destino correto a embalagens usadas, mas tem dificuldade para encontrar locais que trabalhem com reciclagem na região onde mora: a Tetra Pak mantem um site - Rota da Reciclagem - onde é possível encontrar pontos de entrega voluntária, cooperativas de reciclagem e locais que compram embalagens longa vida para beneficiamento e envio aos recicladores. Para realizar a busca, basta digitar sua localização e a ferramenta aponta os pontos mais próximos de sua residência ou local de trabalho. O endereço do site é www.rotadareciclagem.com.br. No início deste ano, o buscador ganhou uma versão de aplicativo para iPhone e iPad e pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Conferência Ethos

Estão abertas as inscrições para a Conferência Ethos 2012. Com o tema “A empresa e a nova economia: o que muda com a Rio+20”, a conferência será realizada de 11 a 13 de junho, no Hotel Transamérica, em São Paulo. O objetivo principal do encontro é discutir os temas que serão objetos de negociação na Rio + 20, entre eles, segurança alimentar, água, energia, inclusão social, desastres naturais e mudança climática. As discussões ajudarão a criar cenários para verificar o impacto do que poderá ser decidido – e também do que não for decidido – no mercado e na vida das pessoas. Na programaçãao estão previstos duas plenárias, um seminário, cinco mesas-redondas, 14 painéis e cinco oficinas de gestão. O Hotel Transamérica fica na Avenida das Nações Unidas 18.591, São Paulo. As inscrições devem ser feitas apenas pelo site www.ethos.org.br/ci2012.

terça-feira, 10 de abril de 2012

WWF cria página na internet com dados sobre Unidades de Conservação

A WWF-Brasil com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade lançou o Observatório de Unidades de Conservação. Trata-se de uma página na internet com as principais características de algumas unidades de conservação (UCs) brasileiras.

O novo espaço virtual traz dados como o tamanho das UCs, espécies que habitam o local, biomas, mapas, fotos, principais ameaças, legislação, além de informações sobre outros sistemas oficiais, como o monitoramento de chuvas ou o Cadastro de Conservação, mantido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na página é possível ainda organizar informações por estado; categoria (parque nacional, reserva extrativista ou floresta estadual, por exemplo); esfera (federal ou estadual) e grupo (proteção integral ou uso sustentável). O Observatório de Unidades de Conservação pode ser consultado no endereço http://observatorio.wwf.org.br.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Incentivo à reciclagem

A rede atacadista Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, firmou recentemente uma parceria com a concessionária de energia Ampla para ampliar o projeto de coleta seletiva Ecoampla, que permite que materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidro, metais (com exceção de cobre)sejam descartados corretamente.

Os clientes da Ampla que participarem do projeto receberão descontos na conta de luz. O piloto foi implantado no Alcântara, São Gonçalo, no Grande Rio. A iniciativa não só contribui com o meio ambiente, como ajuda na geração de renda, com a destinação dos materiais para a indústria da reciclagem. A meta é estender a parceria, até o fim do ano, a outras lojas Assai localizadas em cidades do Rio de Janeiro onde a distribuidora de energia atua.

Desde o início do Ecoampla, em maio de 2008, foram arrecadadas mais de 100 mil toneladas de materiais recicláveis. Ao todo, R$350 mil foram revertidos em bônus para mais de 60 mil clientes. Além do parceria com a Assai, a Ampla mantêm 10 postos de coleta em municípios de sua área de concessão

Para participar, o cliente precisa levar seus materiais recicláveis até o posto de coleta localizado na entrada do estacionamento da loja, juntamente com o número de cliente, indicado na conta de luz, e se cadastrar. Os resíduos são pesados e os dados, inseridos no sistema. Um boleto é emitido, informando peso e valor das trocas. Este valor em reais é computado e repassado ao cliente como desconto na conta de luz do mês seguinte.

A loja Assaí do Alcântara fica na Rua Alfredo Backer,605. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos das 8h às 18h.

domingo, 1 de abril de 2012

Em defesa do Mutum-de-alagoas

Pesquisa realizada por biólogos, organizações não-governamentais, criadores e usineiros pode levar de volta ao Nordeste o Mutum-de-alagoas, ave considerada extinta na natureza. De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Mercival Roberto Francisco do Departamento de Ciências Ambientais (DCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o estudo já comprovou a existência de Mutuns-de-alagoas (Pauxi mitu) puros-sangue, ou seja, animais com o DNA genuíno dos antepassados. A descoberta permitirá o cruzamento de indivíduos para perpetuação da espécie.

Uma das aves mais raras do mundo, o Mutum-de-alagoas não é encontrado atualmente em estado silvestre. Além da pesquisa, foi criado o “Comitê para Recuperação e Manejo do Mutum-de-alagoas Mitu mitu”, cujo objetivo principal é gerar informações e ações para reverter a situação vivida pela espécie no momento: o risco da extinção completa.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Documentário

O Oi Futuro Ipanema, na Zona Sul do Rio, apresenta dia 28, às 20h, Amargas Sementes. Trata-se de um documentário sobre os efeitos da biotecnologia na produção agrícola indiana mostrados a partir do olhar de uma menina moradora de uma vila do interior do país onde se produz algodão.
O filme é uma das atrações do festival "É tudo Verdade". O Oi Futuro fica na Visconde de Pirajá, 54, 3º andar.

sábado, 17 de março de 2012

Os riscos dos agrotóxicos

Quais são os reais efeitos dos agrotóxicos na nossa saúde? A resposta para a pergunta pode estar em um dossiê que será apresentado no Congresso Mundial de Nutrição de 27 a 30 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Elaborado pelo Departamento de Saúde coletiva da Universidade de Brasília (UnB), o documento levou em conta o fato de há três anos o Brasil ocupar o primeiro lugar no ranking de consumo de agrotóxícos e o lobby para se permitir e flexibilizar o uso desses produtos.
O dossiê,composto por trabalhos enviados por mestres e doutores, será levado ainda à Rio+20, em junho.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Descarte legal

O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ganhou semana passada a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Alcântara. Com isso a cidade passa a ter um local apropriado para o descarte de resíduos. Já não era sem tempo!

Prêmio para as mulheres

Estão abertas as inscrições para o Programa L´ORÉAL/UNESCO para Mulheres na Ciência realizado em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Já na sétima edição, o programa dará prioridade a estudos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, em suas vertentes econômica, ambiental e social. O novo enfoque da premiação foi decidido em conjunto pela L’Oréal Brasil, a ABC e a UNESCO no Brasil com o objetivo de dar visibilidade a um tema fundamental para o futuro do planeta, sobretudo no ano da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - a Rio+20 que será realizada de 13 a 22 e junho no Rio de Janeiro.
As interessadas devem se inscrever até 13 de maio no site da Loreal. Podem participar cientistas das áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Cada profissional vencedora recebe bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil. Com o programa, a L’Oréal, a Unesco e a ABC esperam incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro. Lançado em 2006, o programa já beneficiou 40 jovens cientistas no Brasil com a distribuição de mais de R$ 1 milhão em bolsas-auxílio.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Seminário no Fundão

“É fácil ser verde? Rio + 20 e o futuro da energia alternativa” é o tema do seminário realizado pelo Programa de Mapeamento de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia (FALE) da UFRJ nos próximos dias 20 e 21. O evento contará com a participação de empresas nacionais, internacionais, pesquisadores e professores da UFRJ.
Um dos destaques do seminário será a mesa redonda sobre o tema “Pré-sal x Energias alternativas” com a participação do Diretor-Presidente da Radix, Luiz Rubião, programada para terça-feira, às 14h25min.
O Programa de Mapeamento de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia - série de iniciativas da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, em parceria com a Linha de Gestão de Conhecimento e Banco de Dados do Programa de Engenharia de Sistemas (ambos da COPPE) – tem por meta incentivar pesquisa em fontes alternativas de energia e encorajar a responsabilidade ambiental na universidade.
O seminário acontecerá no auditório do Centro de Tecnologia 2, no campus Fundão da UFRJ. A abertura será sempre às 9h.