quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Isenção de vistos durante Olimpíadas 2016 é aprovada no Senado

O plenário do Senado aprovou hoje o projeto de lei 149/2015 que dispensa de vistos os estrangeiros que visitarem o Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A medida será válida para quem chegar ao país até 18 de setembro de 2016 e terá validade de 90 dias. O projeto já foi aprovado pelas Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Agora, segue para sanção presidencial. A liberação não estará condicionada à compra de ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a liberação do visto pode ajudar o Brasil a ter um aumento de mais de 60% nos gastos dos turistas no período, a exemplo do que ocorreu no período da Copa do Mundo de 2014. O projeto estabelece uma portaria conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Turismo. A relatora da proposta, senadora Lídice da Mata, disse que a dispensa de visto deve estimular a vinda de estrangeiros e o setor de serviços em geral. Já o senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Desenvolvimento, afirmou que a liberação tem potencial para impulsionar a economia do país.

A isenção de vistos faz parte das ações do Ano Olímpico do Turismo criado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de projetar o Brasil durante o megaevento, revelando os destinos, atrativos e a hospitalidade do brasileiros. Na estratégia está prevista ainda a qualificação de profissionais nas cinco cidades que sediarão o futebol: Brasília, São Paulo, Salvador, Manaus e Belo Horizonte, além da capital Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: