quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Polícia ambiental descobre fábrica de carvão irregular no Rio de Janeiro

Graças à informações repassadas ao Disque-Denúncia, uma equipe da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (Serra da Tiririca/ Comando de Polícia Ambiental - UPAm / CPAm) esteve na tarde de quarta-feira (14) no Sítio do Pica Pau Amarelo, situado na Rua Benedito Barroso, no bairro Nova Cidade, em Rio das Ostras, Região Litorânea do Rio de Janeiro, para investigar a fabricação de carvão sem licenciamento.

Na busca, foram encontradas um forno e três pilhas de material lenhoso, parte delas já transformada em carvão. Os policiais encontraram material lenhoso também fora do forno. De acordo com a equipe, havia apenas um homem no local no memento da ação. Identificado como como Adriano Domingues dos Santos, ele não apresentou a licença de funcionamento da fábrica e foi encaminhado à 128ª DP (Rio das Ostras), onde o caso foi registrado. Informações sobre a apreensão também foram encaminhadas ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253 1177 (capital) ou ainda pelo aplicativo de denúncias disponível nas lojas virtuais Google Play e APP Store. Em todos os casos o anonimato do denunciante é garantido.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Município de São Gonçalo realiza palestra ambiental para professores

A coordenação de Educação Ambiental da secretaria de Educação de São Gonçalo realiza na próxima segunda-feira (05/09), às 9h, no Portal da Ecologia, no Barro Vermelho, a palestra “Coleta Seletiva”. Voltada para professores da rede municipal, o evento mostrará como a seleção do lixo reciclável pode ser feita no ambiente escolar e de que forma alunos e professores podem contribuir para o fortalecimento da rede de sustentabilidade na cidade.

O palestrante será o coordenador do Portal da Ecologia e do Fórum da Agenda 21 Escolar, Lauro Nobre, que adianta que as informações serão acompanhadas de exibição de vídeos sobre temas relacionados. Durante a palestra, os educadores também aprenderão mais sobre a Unidade de Referência de Educação e Meio Ambiente (UREM) - criada para estimular a reciclagem entre profissionais de educação e estudantes.

A palestra será aberta a todos os professores da rede, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nossa meta é ter a coleta seletiva em todas as escolas da rede. Fazendo isso, estaremos dando ao lixo a destinação correta. O que pode ser reciclado será encaminhado para uma cooperativa e o que não pode, será descartado em local apropriado. Além de ser uma prática sustentável, tal atitude ajudará na prevenção de doenças como a dengue, já que muitos criadouros do mosquito Aedes Aegypti são encontrados em lixo acumulados na rua ou descartados irregularmente”, destaca Nobre.

Todo o material reciclável coletado pelas escolas que adotarem a coleta seletiva será encaminhado, segundo o coordenador, para a cooperativa de reciclagem Recooperar, localizada no bairro Porto Novo.

“Assim estaremos movimentando a rede de sustentabilidade que está baseada em três eixos o econômico, o social e o ambiental. Com a reciclagem também teremos a oportunidade de contribuir para a geração de renda de muitas famílias”, completa Lauro.

O Portal da Ecologia funciona na Avenida Lúcio Tomé Feteira, s/n, ao lado do Colégio Municipal Joaquim Lavoura.