Hoje é o D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. E para chamar a atenção da população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, ministros de Estado visitam as diferentes capitais do País. O Rio de Janeiro recebe o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.
De acordo com o ministério da Saúde, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo ministério em conjunto com os municípios, mostra que 20 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado do Rio de Janeiro. Desse total, o município de Santo Antônio de Pádua está em risco. Outros 19 aparecem em alerta e 55 estão em situação satisfatória, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro. Em todo o país, LIRAa aponta 855 cidades em situação de risco. O levantamento é fundamental para orientar as ações de controle das três doenças.
A escolha do dia 2 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti foi feita em 24 de novembro durante o lançamento da campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar” do Governo Federal. Em todo o país, haverá atividades integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, também estarão nas ruas para conscientizar a população e ajuda na identificação e eliminação dos possíveis focos do mosquito.
A proposta do governo é que, a partir do Dia de Mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas à ações de combate à dengue, zika e chikungunya, com a participação de todos os segmentos da sociedade. Essa campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.
A campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar” será veiculada será veiculadas na TV, rádio, internet, redes sociais e mobiliários urbano (pontos de ônibus e outdoors) até o próximo dia 23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário