Uma pesquisa realizada pelo Ibope com donas de casa das classes B, C e D, comprova que as sacolas plásticas que saem dos supermercados ganham novas funções no âmbito doméstico. Das 702 entrevistadas, 100% afirmaram que reutilizam as bolsas de compras e 73% delas aproveitam as sacolas para acondicionar o lixo doméstico.
Encomendada pela Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, a pesquisa, realizada no estado de São Paulo, revelou ainda que os tipos de reutilização de sacolas plásticas mais lembrados pelas donas de casa foram: guardar alimentos, roupas, calçados e documentos; acondicionar o lixo da cozinha ou o do banheiro e recolher fezes de animais.
O Ibope também perguntou às melheres se elas consideravam a sacola plástica ideal para carregar suas compras. Sessenta e nove por cento responderam que sim e 75%afirmaram que é função do varejo fornecer as bolsas.
A maioria das entrevistadas revelou ainda alto grau de desconhecimento em relação ao significado da palavra biodegradável. Durante a entrevista, 65% não sabia o que significa o termo e 5% relataram sentidos equivocados entre eles "que produtos biodegradável emite gases tóxicos" ou "que demora para se decompor".
O desconhecimento foi ainda maior quando o Ibope quis saber a principal diferença entre uma sacola biodegradável e uma degradável. A grande maioria (84%) respondeu que não sabia e 2% deram respostas incorretas como "biodegradável não agride o meio ambiente e o degradável agride" ou "degradável se decompõe mais rápido e o biodegradável demora".
O objetivo da pesquisa é estimular o consumo responsável de sacolas plásticas. No site da Plastivida há dicas de como reutilizar bem as sacolas plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário