O projeto Amazonia Live, do Rock in Rio, iniciou, nesta quarta-feira (30),o plantio de mais de 200 mil árvores. Cerca de 500 Indígenas, agricultores familiares e outros coletores da Rede de Sementes do Xingu participaram da atividade na Fazenda Rancho 60, em Bom Jesus do Araguaia (MT). De acordo com os organizadores, a meta é plantar quatro milhões de árvores com o envolvimento do público e restaurar mais de 400 hectares de floresta desmatada nas cabeceiras e nascentes do Rio Xingu, entre outras áreas emergenciais.
Lançado em abril de 2016, o projeto teve o marco inicial em agosto com show inédito em um palco flutuante montado no meio do Rio Negro, na Floresta Amazônica, em Manaus. O show foi transmitido ao vivo pela TV e pela Web e chamou a atenção do público para as questões ambientais.
Mais de uma tonelada de sementes foi plantada na semeadura inaugural. A organização do Rock in Rio procurou o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) para que, juntos, encontrassem as parcerias necessárias e ideais para o plantio do primeiro milhão de árvores. O Instituto Socioambiental (ISA) e a Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil) também participam do projeto.
Além de recuperar a área desmatada da floresta, o projeto ajudará a preservar a água na região e a fortalecer a economia local, uma vez que as sementes utilizadas no plantio são fornecidas pela Rede de Sementes do Xingu, formada por coletores que trocam e vendem sementes de árvores e outras plantas nativas da região.
O plantio também marcou a segunda Expedição da Rede de Sementes do Xingu, iniciativa que reuniu mais de 50 pessoas durante três dias e que percorreu toda a área de plantio de sementes florestais. Com o slogan "Mais do que árvores, vamos plantar esperança",, o projeto Amazonia Live e seus parceiros está garantindo o plantio de cerca de 3 milhões de árvores na região do Xingu. Desse total, quase um milhão de mudas foram doadas pelo Rock in Rio para o reflorestamento de 400 hectares.
Quem quiser participar do projeto e doar uma árvore deve acessar o site do Amazonia Live e fazer a contribuição. Uma árvore custa R$4,50 + taxas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário