O próximo domingo (27/11) será marcado por protestos contra a tortura de animais durante as vaquejadas. Representantes do movimento Crueldade Nunca Mais com o apoio do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal se reunirão em 38 cidades, de 19 estados, para pedir que projetos de lei que querem transformar as vaquejadas em patrimônio cultural não sejam aprovados pelo Congresso Nacional.
As manifestações contra os rodeios e vaquejadas ganharam força depois que o Senado aprovou o projeto de Lei (PCL 24/2016) que classifica esses eventos como "manifestação cultural nacional e patrimônio imaterial". De acordo com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a decisão também foi aprovada pela Câmara e segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.
Ainda segundo o fórum, além do PCL 24/2016, quatro outros projetos de lei tramitam no Congresso Nacional (PL 213/2015, PL 2452/2011, PLS 377/2016 e PLS 2452/2011) e duas propostas de emenda à Constituição (PEC 50/2016 e PEC 270/16) têm o intuito de regulamentar rodeios e vaquejadas.
Em Brasília, o protesto acontece, a partir das 15h, na Rodoviária do Plano Piloto, em direção ao Eixo Sul. No Rio de Janeiro, o manifestantes se concentram em Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace, também a partir das 15h. Já em Minas Gerais, a manifestação ocorre pela manhã em dois pontos: na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, às 10h, e na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas, às 11h. Em São Paulo serão nove pontos de concentração. Um deles será na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), às 11h. Clique aqui para ver a relação completa dos locais e horários dos protestos.
Com as manifestações de domingo, os organizadores esperam conseguir resultado semelhante ao alcançado no mês passado quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada, considerando que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais que proíbem práticas torturantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário