A Defesa Civil de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, iniciou um programa de prevenção de deslizamentos em áreas de riscos da cidade. Pulviômetros adquiridos pela prefeitura estão sendo instalados em diversos pontos do município.
Do total de 18 equipamentos, 16 já foram instalados. O último foi para o Ciep 052 - Professora Romanda Gouveia Gonçalves, no bairro Boa Vista. Com a medida, a Defesa Civil irá monitorar a intensidade das chuvas no município, que de acordo com o órgão são mais intensas nos meses de Abril e Novembro.
- Os pluviômetros são fundamentais para estudo do comportamento dos desastres, uma vez que precisamos registrar a altura pluviométrica (quanto em milímetros), intensidade e duração. Fazendo com que a Defesa Civil tenha um banco de dados com todos os registros de chuva em diversos pontos do município, ressaltou o geógrafo e técnico do departamento, Enzo Delazeria.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) é responsável por realizar a leitura online do equipamento e, no caso de alerta de chuva forte, o município é informado com 24 horas de antecedência. Além de servir para traçar um histórico do volume de chuvas, os dados enviados pelo Cemaden irão embasar ações para a prevenção de desastres na cidade.
Além do Boa Vista, já receberam pulviômetros os bairros Monjolos, Centro, Jardim Catarina, Alcântara, Lindo Parque, Galo Branco, Itaúna, Colubandê, Engenho Pequeno, Patronato, Zumbi, Neves e Porto do Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário