De acordo com o Instituto Nacional de Paequisas Espaciais (Inpe), o estado de Amazonas registrou novo recorde de incêndios este ano. O serviço de monitoramento de queimadas do instituto, que utiliza dados de satélite, identificou 2.494 focos de incêndio em floresta e vegetação em outubro, maior índice já registrado no período há 17 anos. Em outubro de 2014, por exemplo, foram localizados 952 focos - 162% a menos.
O volume de queimadas no mês de outubro é superior ainda à marca histórica de 2009, quando foram registrados 2.189 casos, até então o maior índice. O novo recorde é 13,9% maior do que o anterior. Em setembro, o número de queimada chegou a 5.882. A quantidade é 90,3% maior que a máxima já registrada em 2009, com 3.091 focos. O acumulado de registros de queimadas no Amazonas já chega a 13.592. Segundo o Inpe, a destruição da mata por fogo na região vem aumentando neste segundo semestre do ano. Desde julho, o Amazonas registra número elevado de focos de incêncio em diversas cidades. Entretanto, no último trimestre a situação se agravou.
As informações sobre as queimadas em todos os estados estão disponíveis no Portal de Monitoramento de Quiemadas e Incêncidios do instituto. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário