quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto de lei que obrigar reciclagem de vidros automitivos

Foi enviado ontem ao Senado Federal o projeto de lei 477/2009 que obriga empresas que vendem e instalam vidros automotivos em todo o Brasil a darem a destinação final correta a resíduos.

Proposta pelo Instituto Autuglass Socioambiental de Educação - braço social da Autoglass, empresa brasileira especializada na gestão de serviços de vidros automotivos - o projeto foi encaminhado ao senado pelo senador Gerson Camata (PMDB/ES).

Ao justificar a proposta, Camata citou uma pesquisa realizada pelo instituto que mostra que do total de 1,5 milhão de para-brisas quebrados no Brasil anualmente, apenas 5% são reciclados. Isso ocorre porque ao contrário dos vidros comuns, a reciclagem de para-brisas, devido a composição com material plástico, necessita de tecnologia específica.

No Espírito Santo, onde está localizada a sede do Instituto Autoglass, a reciclagem de vidros automotivos está prevista na lei estadual 9.013, de 10 de novembro de 2008.

Se o projeto for aprovado, as empresas ligadas ao setor terão 120 dias para se adaptar à legislação. A proposta estabelece ainda que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, no âmbito de suas competências, podem conceder incentivos fiscais, financeiros ou creditícios, respeitadas as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal, para as indústrias e entidades dedicadas à reutilização e ao tratamento de vidros automotivos.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Das lixeiras para os supermercados

A Terracycle é uma grande fabricante de bolsas, sacolas, mochilas, pipas, carteiras e cortinas. Mas o diferencial da empresa norte-americana é que a matéria-prima para a sua produção vem do lixo recolhido, diariamente, em igrejas, escolas e cooperativas de catadores. Já são mais de 50 itens produzidos a partir de embalagens e outros materiais encontrados nas lixeiras.

Os produtos, que podem ser conhecidos no site da empresa, estão à venda em grandes varejistas, entre eles a rede Wall-Mart.

Rio terá programa para incentivar uso responsável de sacolas plásticas

A cidade do Rio foi uma das capitais brasileiras escolhidas para receber, no ano que vem, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. Os objetivos do programa são incentivar que o comércio utilize sacolinhas produzidas dentro da Norma Técnica ABNT 14.937 e conscientizar a população sobre o uso e o descarte responsáveis das bolsas plásticas.

Fruto de uma parceria iniciada em 2008 entre a indústria do plástico e o varejo, o programa já apresenta índice de redução bastante significativo no consumo de sacolas plásticas. Em 2007, foram usadas 17,9 bilhões de unidades e, em 2008, esse número caiu para 16,4 bilhões. A estimativa para este ano é de que o consumo seja de 15 milhões de sacolas, o equivalente a uma redução de 15% no período. O programa já foi implantado em São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Goiânia.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mais saúde na mesa das crianças

No site www.emporiodapapinha.com.br as mamães podem encontrar várias dicas sobre alimentação dos bebês além de opções de papinhas orgânicas. Preaparado com frutas, legumes, verduras e carnes sem agratóxicos, conservantes químicos, modificações genéticas ou aromas artificiais, esse tipo de alimento é indicado para crianças de 4 meses a 3 anos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Abras cria certificação para produção bovina responsável

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lança hoje o "Programa de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina". A nova certificação será concedida a supermercados que garantirem vender produtos originários de fazendas do território nacional compromissadas com o atendimento à legislação e com o fim do desmatamento.

As características e o funcionamento do Programa de Certificação serão apresentadas durante a cerimônia de lançamento, que contará com a presença do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e de outras autoridades.

A iniciativa da Abras tem o apoio das principais redes de supermercados e dos principais frigoríficos do país. Durante o evento, representantes das empresas assinarão o termo de adesão ao Programa. Serão também anunciados acordos de cooperação entre a Abras, ministérios e órgãos de governo em prol do novo Programa de Certificação.

O lançamento começa às 13h30m, na sede da Abras, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima 2872, Alto da Lapa, São Paulo.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Novidade no mercado dos "ecologicamente corretos"

Chega ao mercado este mês a luminária Viva Oggi, uma peça que além de iluninar, climatiza os ambientes. Desenvolvido pelo engenheiro e artista plástico Cláudio Callia, o produto é fabricado em plásticos recicláveis, além de vir em uma embalagem reaproveitável que se transforma em outras duas caixas, ótimas para guardar trecos.

Fixo a uma bandeja, o Viva Oggi oferece duas opções de iluminação e três velocidades de ventilação, acionadas por teclas que emitem sinais sonoros, ideais para deficientes visuais. Um terceiro botão, de função rápida, permite acender quatro de um total de oito lâmpadas frias de 15 watts e acionar o ventilador após dois segundos, com timer para desligamento opcional de 30, 60 e 120 minutos.

Fabricado pela Viva Vento - marca brasileira de ventiladores de parede - e a Transoni Indústria de Componentes, o produto estará à venda nas principais redes varejistas do País, com preço sugerido de R$ 450. Outras informações no site da Viva Vento.

Mudanças climáticas serão discutidas na TV Alerj segunda-feira

Na próxima segunda-feira, às 22h, estréia na TV Alerj o programa do Fórum de Desenvovlmento do estado do Rio. Com o tema "mudanças climáticas", o programa terá como entrevistados o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc; o presidente da Assembléia Legislativa e do Fórum, deputado estadual Jorge Picciani (PMDB); o presidente do Brasil Pnuma, Haroldo Matos de Lemos e o vice-presidente da Firjan, Mário ramos.


Uma das questões que serão levadas ao ar é como a pecuária pode se tornar uma atividade ecologicamente correta. O programa será reprisado no sábado, às 17h, e no domingo, às 20h. A TV Alerj pode ser sintonizada no canal 12 da Net ou apontando a antena parabólica para o satélite Brasilsat B4.

Pesquisadores buscam ações para evitar desaparecimento da onça pintada



O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reuniu 35 pesquisadores em Atibaia, São Paulo, para discutir medidas que ajudem a reverter o crescente quadro de redução da onça pintada no país.

Os estudiosos já definiram 50 ações emergenciais para preservar a espécie que vão desde a adoção de políticas públicas até o combate à caça. Segundo os pesquisadores, a caça aliada aos conflitos dos predadores com atividades humanas e à fragmentação de habitats naturais são as causas mais sérias para o desaparecimento do mamífero.

A onça pintada é considerada "ameaçada" na Mata Atlântica; "vulnerável" no Cerrado e "criticamente ameaçada" na Caatinga. A melhor situação do animal está no Pantanal e em pontos da Amazônia.

Os pesquisadores fizeram ainda estatísticas sobre as populações de onças no país, o que pode ajudar nos esforços para salvar a espécie onde ela tem maior risco de desaparecer em curto e médio prazos. O Nordeste abriga menos de 250 desses animais e pode ter a espécie extinta em 60 anos. Uma solução para mudar essa tendência preocupante é criar novas unidades de conservação e corredores unindo as já existentes, ligando assim as populações isoladas.

Em meados de 2010, o governo federal promete publicar uma plano nacional para a conservação da onça pintada, levando em conta todos esses aspectos.

domingo, 1 de novembro de 2009

Ministério Público quer conter construções na Zona Sul de Niterói

O promotor Luciano Mattos do Ministério Público (MP) estadual, em Niterói, entrou com duas ações na 4ª Vara Cível da cidade pedindo que a prefeitura não conceda novas licenças para construção de prédios com mais de seis andares nos bairros Icaraí e Jardim Icaraí, na Zona Sul.


De acordo com Mattos, a pressão imobiliária nos dois bairros é muito grande e ambos não têm estrutura urbanística para suportar o impacto de tantos prédios. Além disso, continua o promotor, títular da promotoria de Meio Ambiente, o Plano Urbanístico Regional (PUR), que autoriza a construção de edifícios de grande porte naquelas áreas, é de 2002 e deveria ter sido revisto desde 2007.


As ações foram propostas depois que um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas foi entregue ao MP pelo Conselho Comunitário da Orla da Baía (CCOB). No documento, a comunidade já pedia a diminuição do ritimo das construções na Zona Sul de Niterói por considerar que a região está saturada e já apresenta graves problemas de trânsito.

Mattos acredita que as ações terão decisão favorável porque o próprio Plano Diretor do município prevê que o prefeito pode suspender construções até que revise o PUR. A medida deve se estender a outros bairros da cidade.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Leroy Merlin inaugura loja verde no município de Niterói

O município de Niterói, no Rio de janeiro, ganha na próxima quarta-feira uma filal da Leroy Merlin. Será a primeira loja do setor de varejo do país a receber a Certificação Aqua - Alta Qulaidade Ambiental, concedida com base em padrões eurupeus de qualidade a empreendimentos com o conceito de "construção verde".

De acordo com o diretor-presidente da Leroy Merlin Brasil, Alain Ryckeboer, para receber a ceritifcação para a nova loja, o grupo teve que atender a mais de 80 itens, desde a concepção do projeto, passando pela execução da obra, até a entrega do prédio.

"A proposta arquitetônica, funcional e paisagística, além dos procedimentos e materiais utilizados na filial de Niterói foram cuidadosamente pensados na preservação endêmica da região, do lençol freático e, sobretudo, com o menor impacto ambiental possível", afirmou o executivo.

A loja fica na Rua Carlos Gomes 65, no bairro do Barreto, Zona Norte da cidade.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Instituto Chico Mendes discute criação de parque nacional na Mantiqueira

O Instituto Chico Mendes promove hoje e amanhã duas reuniões com representantes das prefeituras de São Paulo e Minas Gerais para discutir a criação do Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira, na divisa dos dois estados com o Rio de Janeiro.

A primeira reunião acontece hoje, às 10h, na Prefeitura de Piquete, em São Paulo, com os prefeitos e autoridades ambientais dos municípios de Campos do Jordão, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lavrinhas, Pindamonhangaba, Piquete, Queluz, Cachoeira Paulista e Santo Antônio do Pinhal.

O segundo encontro será amanhã, também às 10h, na sede da Floresta Nacional de Passa Quatro, em Minas Gerais, com representantes das cidades de Minas e ddo Rio, entre elas Delfim Moreira, Itamonte, Itanhandu, Resende e Virgínia.

A proposta de criação do parque surgiu depois que estudos apontaram a necessidade de se preservar os últimos remanescentes de Mata Atlântica e campos de altitude da região da Mantiqueira, entre os municípios de Resende, no Rio de Janeiro, e Campos do Jordão, em São Paulo. A proposta já conta com o apoio dos governos estaduais de São Paulo e Minas Gerais.


Em Piquete, a reunião acontece no Salão de Atividades Luiz Vieira Soares da prefeiutra, na Rua Francisco de Paula Rodrigues Ribeiro, bairro da Raia. Já em Minas, o encontro será na Estrada do Taboão s/n.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Câmara analisa novo Código Ambiental

A Câmara dos deputados analisa o projeto de lei 6227/09, da Comissão de Agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que propõe a adoção de um novo Código Ambiental Brasileiro. Pelo projeto, os estados ganham mais poder na definição de áreas de preservação e de exploração econômica e o atual Código Florestal (Lei 4.771/65) é revogado. O Decreto-Lei 1.413/75 e parte das leis 6.938/81, 9.605/98 e 9.985/00 também perdem a validade.

O projeto foi aprovado por uma subcomissão criada para tratar das questões ambientais e dos seus impactos no agronegócio. O texto foi elaborado pelo relator, deputado Zonta (PP-SC).

Entre as principais mudanças propostas está a atribuição aos estados da faculdade de legislar sobre matéria ambiental, em detrimento das leis federais já editadas. A proposta também trata da política nacional de meio ambiente e da política geral de meio ambiente urbano.

Segundo Zonta, há um número excessivo de leis para regulamentar o uso dos recursos naturais, o que, aliado a sucessivas mudanças nas normas, teria colocado boa parte dos imóveis rurais em situação de irregularidade.

Para o parlamentar, o atual Código Florestal, com mais de 40 anos, já se tornou obsoleto e inaplicável. Outras informações no site da Câmara.

Encontro mostra aspectos singulares do Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio

O I Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca será realizado amanhã e quinta-feira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à secretaria estadual do Ambiente, o evento visa aproximar o conhecimento acadêmico produzido nas universidades da prática de gestão de áreas protegidas.

Durante o encontro, os participantes assistem a palestras de pesquisadores que mostram um panorama de aspectos singulares da biodiversidade da unidade, como as espécies de insetos aquáticos e a avifauna local. O Parque Estadual da Pedra Branca é a maior unidade de conservação urbana do estado, com extensão de 12.500 hectares. Nele está situado o ponto culminante do município do Rio de Janeiro – o Pico da Pedra Branca – com 1.024 metros de altitude.

Participam do encontro o vice-presidente do Inea, Paulo Schiavo, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, André Ilha, e a Gerente de Unidades de Conservação de Proteção Integral, Patrícia Figueiredo de Castro. O evento será no Colégio Anglo-Americano, Centro Cultural Suassuna, na Avenida das Américas 2603, Barra da Tijuca. Outras informações pelo telefone 2332-5516.

Projeto "Mata Atlântica é aqui" visita Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

De hoje até domingo, o caminhão do projeto "A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante ", criado pela Fundação SOS Mata Atlântica estará na entrada do Cais de Santa Luzia, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Angra é a 24ª cidade a ser visitada e com ela será encerrada a primeira fase do projeto no estado.

O objetivo do projeto é sensibilizar a população sobre a importância de se preservar a Mata Atlântica. O caminhão conta com atividades como plantio simbólico de mudas; exibição de vídeos; monitoramento da qualidade da água; túnel dos sentidos; atividades lúdicas etc. Toda a programação é gratuita. O caminhão está aberto diariamente das 10h às 16h. Visitas escolares podem ser agendadas pelo endereço eletrônico itinerante@sosma.org.br ou pelo site do projeto
www.sosma.org.br.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pesquisa comprova reaproveitamento de sacolas plásticas por dona de casa

Uma pesquisa realizada pelo Ibope com donas de casa das classes B, C e D, comprova que as sacolas plásticas que saem dos supermercados ganham novas funções no âmbito doméstico. Das 702 entrevistadas, 100% afirmaram que reutilizam as bolsas de compras e 73% delas aproveitam as sacolas para acondicionar o lixo doméstico.

Encomendada pela Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, a pesquisa, realizada no estado de São Paulo, revelou ainda que os tipos de reutilização de sacolas plásticas mais lembrados pelas donas de casa foram: guardar alimentos, roupas, calçados e documentos; acondicionar o lixo da cozinha ou o do banheiro e recolher fezes de animais.

O Ibope também perguntou às melheres se elas consideravam a sacola plástica ideal para carregar suas compras. Sessenta e nove por cento responderam que sim e 75%afirmaram que é função do varejo fornecer as bolsas.

A maioria das entrevistadas revelou ainda alto grau de desconhecimento em relação ao significado da palavra biodegradável. Durante a entrevista, 65% não sabia o que significa o termo e 5% relataram sentidos equivocados entre eles "que produtos biodegradável emite gases tóxicos" ou "que demora para se decompor".


O desconhecimento foi ainda maior quando o Ibope quis saber a principal diferença entre uma sacola biodegradável e uma degradável. A grande maioria (84%) respondeu que não sabia e 2% deram respostas incorretas como "biodegradável não agride o meio ambiente e o degradável agride" ou "degradável se decompõe mais rápido e o biodegradável demora".


O objetivo da pesquisa é estimular o consumo responsável de sacolas plásticas. No site da Plastivida há dicas de como reutilizar bem as sacolas plásticas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sandália reciclável chega ao mercado



A jornalista especializada em moda, Lilian Pacce, lança segunda-feira (dia 21), no Rio de Janeiro, em parceria com a marca de bolsas e sapatos Santa Lolla, a "Sandália da Sorte", produzida com cortiça reciclada e tiras em borracha reciclável. Com modelo inspirado no trevo de quatro folhas - conhecido como a planta da sorte - o calçado tem um broche em forma de trevo feito de metal com nickel-free (sem uso de níquel), osso ou com detalhes em cristais.

O lançamento será na filial da Santa Lolla, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A sandália pode ser encontrada nas cores branco, off white, preto, berinjela, verde e natural (cortiça). Os preços são três: R$ 59 (berinjela e cor de cortiça com tira dourada), R$ 69 (off white e preta) e R$ 89 (branca com cristais). O novo modelo estará disponível em todas as filiais Santa Lolla do país.




quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Economia da Biodiversidade é tema de Seminário no Ipea

Amanhã, a partir das 9h20m, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o ministro interino de Assuntos Estratégicos, Daniel Vargas, participam do Seminário "Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade" no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O encontro será realizado no auditório do instituto com tradução simultânea e transmissão online pelos sites www.ipea.gov.br e agencia.ipea.gov.br.

O evento foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ipea e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email eventos@ipea.gov.br ou pelos telefones (61) 3315-5108 e 3315-5075. O endereço do Ipea é SBS Qd. 1 Bloco “J”, Edifício do BNDES, auditório do subsolo.

domingo, 9 de agosto de 2009

Triste cenário



O Rio Imboaçu, em São Gonçalo, transformou-se em uma lixeira a céu aberto. O triste cenário da foto é de um trecho do rio no bairro Boaçu. Essa situação tem duas origens: a falta de consciência da população que não dá o destino correto ao lixo que produz e a ineficiência do serviço de limpeza urbana do município.

Com oito quilômetros de extensão, o Imboaçu forma a bacia hidrográfica de São Gonçalo juntamente com os rios Bomba, Guaxindiba, Muriqui e Alcântara. Todo o lixo acumulado em seu leito acaba na Baía de Guanabara, onde ele deságua.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Programa da Bayer premia jovens ambientalistas

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do programa Bayer Embaixadores Ambientais, conhecido como BYEE (sigla em inglês para Bayer Yong Environmental Envoy). Podem participar jovens de 18 a 25 anos de 19 países, entre eles o Brasil. O BYEE premia, com uma viagem para a Alemanha, os melhores projetos de desenvolvimento sustentável em nível local.

As inscrições podem ser feitas até 21 de agosto pelo site www.byeebrasil.com.br .Além de incentivar a criação de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, o programa visa identificar lideranças entre jovens de 18 a 25 anos nas áreas de preservção ambiental e desenvolvimento sustentável; promover o intercâmbio e a troca de experiências sobre questões ambientais; estabelecer uma rede de contatos entre os jovens e oferecer oportunidades para que os participantes tenham acesso a inovações tecnológicas, práticas e estilo de vida sustentável.

Um dos mais importantes projetos de responsabilidade social da Bayer voltados para jovens e para o meio ambiente, o BYEE já beneficiou 400 jovens em todo o mundo, 20 deles no Brasil.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Empresa do Paraná está entre as 20 mais sustentáveis do mundo

A multinacional dinamarquesa Novozymes, com unidade no Paraná, está entre as vinte empresas mais sustentáveis do mundo. A seleção foi feita pela Sustainable Business, consultoria mundial em negócios sustentáveis, cujo objetivo é destacar as empresas inovadoras que servem como modelo para alcançar uma sociedade sustentável.

A Novozymes aparece na lista 2009 Sustainable Business 20 - SB20 (20 Negócios Sustentáveis em 2009) ao lado da Google, IBM e Phillips. Localizada em Araucária, região metropolitana de Curitiba, a Novozymes é fabricante de enzimas industriais para detergentes, combustíveis, alimentos e outros produtos. Só em 2008 a empresa evitou que a poluição equivalente à produzida por sete milhões de automóveis fosse liberada para o meio ambiente.

A Sub-20 é publicada anualmente com o objetivo de ajudar a mídia, ONGs e investidores a identificar as empresas de ponta e informar o que é necessário para que um negócio seja classificado como sustentável. Esta foi a oitava edição. Clique para ter acesso à lista completa com as empresas selecionadas.

Molduras em madeira certificada



A Vilaseca Assessoria de Arte lança em todo o Brasil uma linha de molduras de alta qualidade e produzidas em madeira certificada. Conhecida com Linha Máxima, as molduras ecologicamente corretas (com certificação do IBAMA), além de exclusivas, são diferenciadas, resistentes a cupins e consideradas ideais para projetos de decoradores, arquitetos e colecionadores.
A Máxima é composta por mais de 60 tipos de molduras. A nova linha surgiu de uma parceria entre a maior empresa brasileira fabricante de molduras, a Santa Luzia, com a Vilaseca, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio (2429-8116).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Poluição marinha é tema de livro

Os pesquisadores José Antônio Baptista Neto, Mônica Wallner-Kersanach e Soraya Maia Patchineelam lançam, no próximo dia 8, o livro "Poluição Marinha" (Editora Interciência, 2009). O lançamento será, a partir das 18h, na livraria Icaraí, da Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff).

O livro propõe o debate e a reflexão sobre o tema, tendo em vista as consequências futuras da poluição em áreas costeiras, além de estimular reflexões sobre as formas de coibir o aumento do lançamento de efluentes em mares, o que tornará esses corpos hídricos, em breve, verdadeiras lixeiras a céu aberto. "Poluição Marinha" faz um alerta à situação do ambiente aquático de forma didática, tanto para os curiosos sobre o assunto, quanto para os estudantes de Oceanografia e da área Ambiental.

A Eduff fica na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói.

sábado, 27 de junho de 2009

Jóias ecologiamente corretas


O designer Rodrigo Alarcon lançou este mês uma coleção de jóias ecologicamente corretas. As peças, que surpeendem pela beleza e delicadeza, receberam sobras de madeira de demolição; fibras naturais e sementes; prata reciclada de baterias, chapas e materail fotográficos, além de pérolas e madrepérolas cultivadas em água doce que, segundo Alarcon, para serem produzidas exigem a preservação de todo um ecossistema.



- Temos uma gama de composições e um conjunto de idéias infinitas para trabalhar. Temos que mudar o conceito de que jóia tem que ser com metal nobre - afirmou o designer.

Entre as jóias há brincos, colares, broches, pulseiras, anéis. A coleção foi criada para a Joyful (41- 3079-3989), a primeira loja com produtos de moda feminina e decoração sustentável do Brasil, localizada em Curitiba.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

"Cidades e Soluções" especial

No próximo domingo, às 21h05m,O programa "Cidades e Soluções", apresentado por André Trigueiro, na Globo News, terá uma edição especial em homenagem ao mês do meio ambiente.

O programa, gravado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, terá uma hora de duração e um formato diferente. O economista Sérgio Besserman e o engenheiro ambiental Eugênio Singer serão os convidados de Trigueiro. O "Cidades e Soluções" especial terá ainda um debate sobre temas diversos, entre eles água, lixo, energia e construção sustentável, com a participação de uma platéia de 30 estudantes universitários.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

MPF quer impedir ocupação irregular em APA

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Ampla que só faça novas ligações elétricas dentro ou no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, na Baixada Fluminense, com a aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), que administra a unidade. Com a medida, o MPF quer inibir a ocupação habitacional irregular na APA.

O procurador da República Lauro Coelho Junior quer ainda que o projeto para a instalação de novos postes de transmissão receba o aval do ICMBio. O MPF adotou as medidas depois que a ong Centro Fluminense de Estudos e Atividades sobre Ecologia e Qualidade de Vida (Univerde) denunciou ocupação irregular na Apa em julho de 2006. Segundo a Univerde, a prática dos posseiros tem sido incentivada pelos serviços de fornecimento de energia elétrica pela Ampla.

A Ampla tem dez dias para informar ao MPF as medidas tomadas para atender à recomendação, que é um instrumento usado pelos procuradores para defender o interesse público sem uma disputa judicial.

Vida nova no zoo

O Parque Ecológico de São Carlos - a 230 km de São Paulo - ganhou há uma semana um novo hóspede. Um casal de tamanduá-bandeira que vive no zoológico há sete anos ganhou um filhote - o primeiro da espécie a nascer em cativeiro na cidade.

Os pais tamanduá chegaram ainda crianças ao parque. Agora, a cria recebe o carinho da mãe e deve continuar ao seu lado, refugiando-se nas costas dela de vez em quando até os oito meses de idade (clique na foto abaixo para ver a imagem ampliada do filhote nas costas da mãe).



O bebê tamanduá só deverá ser apresentado ao público dentro de três meses. Por enquanto, mãe e filho vão se curtir sozinhos, depois de uma gravidez de 180 dias. O tamanduá é um animal ameaçado de extinção e tem como ambiente típico as áreas de cerrado do Brasil e da América do Sul. O Parque Ecológico dispõe de um macho e duas fêmeas da espécie.


No Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado na Floresta Nacional das Restingas de Cabedelo, em Cabedelo (PB) também nasceu esta semana um filhote de macaco-prego-galego. É o segundo da espécie nascido em cativeiro, segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), em João Pessoa. Os seus pais foram apreendidos em fiscalizações do Ibama. A espécie, cientificamente chamada de Cebus flavius, ficou desaparecida por três séculos e foi redescoberta em 2006 por meio de pesquisa liderada pelo CPB e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

domingo, 7 de junho de 2009

Desmatamento avança na Mata Atlântica

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram os dados do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica” para o período de 2005 a 2008. Os números, nada animadores, mostram que o desmatamento avança nas áreas verdes dos 10 estados analisados até o momento. No Brasil, há 17 estados com remanescentes de Mata Atlântica.

De acordo com o levantamento, de 2005 a 2008 foram desmatados pelo menos 102.938 hectares de cobertura florestal nativa ou o equivalente a dois terços do tamanho da cidade de São Paulo. Em média, foram perdidos por ano naquele período 34.121 hectares, valor muito próximo aos 34.965 hectares (ha) de desflorestamento/ano apontados pelo atlas 2000-2005.

Os Estados mais críticos são Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia, que perderam, nos últimos três anos, 32.728 ha, 25.953 ha e 24.148 ha, respectivamente. Em seguida, vem o Paraná com um desflorestamento de 9.978 hectares; Rio Grande do Sul com 3.117; São Paulo com 2.455; Mato Grosso do Sul com 2.215; Rio de Janeiro com 1.039; Goiás com 733 e Espírito Santo com 573 ha.

O quadro aponta para a necessidade de um controle maior dessas áreas pelo poder público, mas acima de tudo mostra que a consciência ambiental no Brasil ainda está mais no discurso. Clique aqui para ter acesso ao levantamento completo.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Belas atitudes

A Associação Franquia Solidária (Afras), braço social da Associação Brasileira de Franchising (ABF), premiou as melhores ações adotadas por franqueadoras e franqueadas na área de responsabilidade social. Este ano, já na terecira edição, o prêmio "Destaque Responsabilidade Social" foi concedido a 23 projetos em todo o país.

O Rei do Mate ficou com o primeiro lugar em Responsabilidade Ambiental e Consumo Consciente. No ano passado, todas as lojas da rede trocaram os copos de plástico pelos de papel ou de vidro, menos prejudiciais ao meio ambiente. A decisão foi tomada após ter sido identificado que o copo plástico era o único item dentro da operação da rede que causava impacto ambiental significativo. Com a iniciativa, a rede deixou de mandar para o lixo, todo mês, cerca de 1,2 milhão de copos.

Para conhecer outras iniciativas premiadas pela Afras-ABF clique aqui.

Toddynho ganha embalagem educativa

A Toddynho lança este mês embalagens com brincadeiras que mostram as crianças a importância de se preservar o meio ambiente. No verso das caixinhas do achocolatado virão joguinhos que estimulam a imaginação e incentivam a garotada a adotar pequenas atitudes no dia-a-dia em prol da preservação do meio ambiente. Entre os temas dos jogos estão coleta e reciclagem de lixo.

Além disso, Toddynho e o Toddy Pronto recebem o selo do FSC (Forest Stewardship Council) - organização internacional que tem como meta diminuir a exploração predatória e a degradação de florestas - por suas embalagens serem produzidas com madeira certificadas e material de outras fontes controladas.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pegada Ecológica

Talvez você ainda não tenha notado, mas seus hábitos e ações deixam marcas no meio ambiente. Essas marcas, ainda que pequenas, podem causar sérios danos à Natureza, além de comprometer a qualidade de vida de gerações futuras. Para ajudar as pessoas a se conscientizarem da importância de se caminhar certo sobre a Terra, a WWF criou o conceito "Pegada Ecológica". A idéia é mostrar que quanto maior for nossa exploração ao meio ambiente, pior será a marca que deixaremos na Terra.

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são apontados pela organização como alguns dos rastros deixados pelo homem no meio ambiente.

Clique no banner abaixo e descubra qual o impacto que seu estilo de vida provoca no planeta.
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

Rio ganha guarda-parques

Os parques e reservas estaduais do Rio de Janeiro vão receber, a partir do segundo semestre deste ano, o reforço de 70 guarda-parques para a prevenção e combate a incêndios florestais, orientação aos visitantes e fiscalização contra crimes ambientais.

Os guarda-parques já estão prontos para assumir a tarefa. Na última segunda-feira, eles concluiram o treinamento no Complexo de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio

Segundo a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, além desta turma inicial, haverá outros cursos de capacitação para completar o total de 160 agentes do recente concurso do Corpo de Bombeiros. Entrentanto, ressaltou Marilene, será necessário um novo concurso para o ingresso de mais 200 guarda-parques. A meta do governo do estado é ter 360 homens atuando nos parques e reservas do estado.

sábado, 16 de maio de 2009

Queimada à beira da RJ-106



Esta semana flagrei uma queimada numa área verde conhecida como "Manchete" (a comunidade alega que aquelas terras pertenciam ao grupo Bloch, mantenedor da extinta TV Manchete, daí o nome), na altura do Km 18 da Rodovia RJ-106, em Inoã, Maricá. É lamentável que apesar de todos os alertas sobre a necessidade da preservação ambiental para o bem das gerações futuras, alguns ainda tenham atitudes desse tipo. A causa do incêndio ainda é desconhecida. Contudo, diante da existência de vários focos, a possibilidade de um balão ter caído no local foi descartada pelas autoridades que atuam na região.





De acordo com o Batalhão Florestal, há denúncias de extração irregular de espécies na área. Policiais já estiveram no local, mas não encontaram nada que confirmasse o crime. O fogo começou por volta das 15h e, pelo menos até o início da noite, ainda havia alguns focos. Grande parte da vegetação nativa foi destruída.




quarta-feira, 6 de maio de 2009

Por uma vida mais verde

Preservar e cuidar do meio ambiente é dever de todos nós e eu resolvi fazer a minha parte. Este blog será um espaço para conhecermos ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade e discutirmos soluções e alternativas para uma vida mais verde.
Para começar, procurei saber com o promotor de Justiça, Luciano Mattos, titular da 2ª promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público (MP) em Niterói, onde moro, como está a questão ambiental na cidade. Com uma população estimada de 477.912 habitantes e uma área de 129,375 quilômetros quadrados, o município tem como principal problema, na análise do promotor, a ocupação irregular em áreas verdes e de preservação ambiental. A encosta da comunidade do Preventório, em Charitas, Zona Sul da Cidade, é um das mais afetadas.
O início da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, prevista para 2012, é outra preocupação de Mattos. Segundo ele, se não houver um planejamento adequado, as atividades do Comperj podem impactar seriamente Niterói. Ouça abaixo a entrevista completa.

Ampla cria chuveiro eficiente

Um equipamento desenvolvido pela Ampla vai ajudar as famílias a diminuirem os gastos com energia elétrica na hora do banho. Batizado de trocador de calor, o sistema é instalado junto a um chuveiro elétrico com potência menor que os convencionais. De acordo com a empresa, o equipamento reduz a potência exigida do chuveiro elétrico no aquecimento da água e gera uma economia de 15% a 20%.

A empresa investiu aproximadamente R$ 24,5 mil na nova tecnologia. Até o momento, 124 trocadores de calor foram instalados em 59 instituições de assistência social localizadas em quatro municípios: Duque de Caxias, São Gonçalo, Itaboraí e Magé, beneficando cerca de 4.600 pessoas.

O trocador de calor é, na verdade, uma serpentina disposta no chão do box do banheiro, como um tapete. A água fria, vinda da rua, é preaquecida numa plataforma e, em seguida, é levada até o chuveiro que, por receber a água com uma temperatura mais elevada, consumirá menos energia. As resistências dos chuveiros elétricos convencionais variam de 4.400 a 6.600Watts (W), enquanto que as dos chuveiros com trocadores são de 3.000W.

Entenda como funciona o trocador:





1- A água da rede, antes de ir para o chuveiro, passa pelo trocador de calor, inicialmente à temperatura ambiente;

2- A água sai do trocador e vai para o chuveiro elétrico, onde é aquecida para o banho;

3- A água do banho (quente) fluirá em corrente cruzada com a água fria que passa dentro do trocador de calor, aquecendo-a;

4- Assim, a água da rede é pré-aquecida no trocador de calor, exigindo uma menor potência do chuveiro para aumentar sua temperatura até o valor desejado para o banho.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ecobags em alta


A onda das ecobags começou com as grandes griffes e, para o bem do meio ambiente, pegou mesmo. A cada dia um novo segmento adota as sacolas de algodão 100% natural em substituição às bolsas plásticas. Recentemente, foi a vez do Restaurante América, com filiais no Rio, São Paulo e Porto Alegre lançar o seu modelo para distribuir aos clientes.
A casa adotou ainda embalagens de papel reciclado no serviço de delivery.